Sunday, May 08, 2005

(novamente) Copiei e colei sim, e daí?

-Até as meninas já sabem que a boa é pegar mulher...

Estou preocupado.
Transcrevo abaixo um texto que li no "Garotas que dizem Ni":

Deus e o Diabo na vila do Chaves

Como muitos já devem estar sabendo, Silvio Santos decidiu não renovar o contrato com a rede mexicana Televisa pelos direitos de transmissão no Brasil de "Chaves". Ou seja, após cerca de 23 anos ininterruptos, a série do "ninguém tem paciência comigo" - que por várias vezes ganhou em audiência de muita atração inédita na concorrente - vai deixar de ser exibida. Quando eu li a notícia, minha vontade foi de enviar uma carta pro Silvio Santos. Abrir uma comunidade no Orkut. Mandar correntes de e-mails. Estender uma faixa na minha janela. Organizar passeatas.


Mas, amigos e amigas, eu decidi por escrever um texto e, com ele, mostrar minha teoria. Porque eu estou realmente preocupada com essa história toda. Para mim, a ida de "Chaves" acarretará em conseqüências que nós jamais poderíamos imaginar. Quando algo está por aí há tanto tempo (as histórias do menino que mora em um barril estrearam no SBT em 1982) e de repente é ceifado da convivência de todos, como é o caso, sem explicações, pode acarretar uma falha no sistema.

Comecei a pensar se "Chaves" não esteve no ar por um motivo muito nobre. Por exemplo, para equilibrar as forças do céu e do inferno. Sim, isso mesmo. Pra começo, a série chegou "sem querer querendo" como brinde em um pacote de novelas que a emissora brasileira adquiriu. Portanto, foi uma coisa assim meio cósmica. E se tiver dedo divino ali? E se, com o encerramento do amado programa mexicano, o encerramento do universo chegar também? A danação da raça humana? O apocalipse? Se isso não for o sinal do fim dos tempos, eu não sei mais o que seria.

Pode procurar nas previsões de Nostradamus. Ali, entre os ataques ao World Trade Center, o atentado a João Paulo II e a bomba de Hiroshima, terá uma citação a "Chaves". Vou transcrevê-la aqui em língua portuguesa, atentando para o fato de que a tradução pode variar um pouco. "No calendário do ano de 2005 e quatro meses, de uma fantasia descerá o príncipe negro. O garoto-adulto sem pais será arrancado e irá alterar o curso das estações. Todos sucumbirão".

Ora, para mim está claro. A "fantasia" é a TV - você não queria que o velhote barbudo conhecesse a máquina antes de ela ser inventada, queria? Mas a maior pista foi a parte do "garoto-adulto sem pais". O personagem interpretado por Roberto Gómez Bolaños representava um garoto, porém o ator já estava adulto. E Chaves era órfão. Puxa, fico arrepiada!

O "príncipe negro", porém, é o que me preocupou. Todo mundo já ouviu dizer sobre aquela história do anti-cristo estar entre nós, né? Pois bem. E se o anti-cristo foi criado, como eu, sob a descontração e o divertimento de "Chaves"? E se ele for um grande fã e ter ficado quietinho por todos esses longos anos por estar feliz com a companhia de Dona Florinda, Seu Maduga e Quico? E se a Bruxa do 71 e o Professor Girafales o tivessem mantido ocupado e sem pensamentos de destruição? Com o fim do programa, ele poderá enfim soltar toda sua fúria sobre nós.

E tem mais: você sabe que Deus criou tudo o que vivemos em seis dias, e descansou no sétimo. O que nenhuma aula de catecismo nos explica é o que Ele ficou fazendo naquele período de folga. Não, não ficou admirando as cachoeiras, os pássaros e Adão brigando com Eva por ela ter deixado a calcinha pendurada no registro do chuveiro. Ele... adivinha?... estourou uma pipoca, deixou as chinelas no chão celestial e ligou a televisão que acabara de fazer só com a força do pensamento. E você não vai acreditar no que estava sendo transmitido. Sim, era "Chaves". E Ele se apaixonou por aquilo, setenciando: "Ó, caro moleque, tu não cairás no esquecimento".

Como não poderia deixar de ser, o Diabo também entra na história. É sabido que Belzebu é um anjo caído que decidiu se voltar ao lado negro da força. Mas você já se perguntou o por quê de sua perdição? Hã? Bem, vou contar. Ele estava assistindo ao ilustre episódio rodado em Acapulco. Com o detalhe de ser a versão em português, com os personagens dizendo "Guarujá" ao invés do balneário mexicano (apesar de seus lábios soletrarem, claramente, "A-CA-PUL-CO"). A um dado momento, a energia no céu caiu.

O então anjo foi pedir satisfações. Mas tudo lá em cima é uma bruta burocracia. Ele teria de procurar exatamente o santo das contas atrasadas, entidade esta que não encontrou. Foi tirar satisfação com o Chefe em pessoa. Depois de muito falar, explicar que ele precisava saber se o Nhonho seria ou não empurrado na piscina do hotel, Deus se compadeceu e fez a TV funcionar novamente. Contudo, era tarde demais. Já havia começado "Passa ou Repassa". O Coisa-Ruim virou um bicho, xingou todo mundo e resolveu descer às profundezas terrestres porque diziam que lá nunca faltava energia e ele poderia assistir a "Chaves" enquanto fazia uns churrasquinhos de carne humana.

A partir do momento em que Silvio Santos não quis assinar aquele contrato, Deus e o Diabo ficaram sem ter o que os divertissem em seus respectivos planos astrais. Deus tentou ver a Ana Maria Braga, mas não era a mesma coisa. O Diabo deu uma chance a "Malhação", mas só serviu para piorar seu humor. Portanto, temos duas forças opostas, e muito poderosas, sem nada para distraí-las. O resultado disso, bem, ainda está por vir. O negócio é torcer para que o homem do baú se compadeça por nós e nos traga "Chaves" de volta - e, com ele, a paz na Terra.

E você achou que era só um seriadinho tosco, hein?



Santo homem...

Os senhores tirem suas próprias conclusões.

1 Comments:

Blogger lipidio said...

Depois eu que viajo....
nossa.... não tenho nem o que dizer.... teoria bem fundamentada e bem explicada.... perfeita!!!!
parabéns ao autor.....
"O homem espera da mulher o mesmo que da cueca.... Um pouco de apoio e um pouco de libertade"
Sem mais delongas....
abraço....
Lipídio

May 9, 2005 at 7:11 AM  

Post a Comment

<< Home